Hotel Caxambu é destaque na Agência Sebrae de Notícias

de Hotel Caxambu / sábado, 30 maio 2015 / Publicado em Eventos

Agência Sebrae de Notícias// <script src="/ acheter viagra sans ordonnance au canada./asn/resources/js/padrao.js” type=”text/javascript”>

Sebraetec

Visual antigo, identidade moderna

Hotel Caxambu, no Sul de Minas, ganha nova identidade visual e adota medidas para eliminar desperdícios e reduzir custos

Um dos hotéis mais antigos da cidade, o hotel Caxambu, fundado em 1884, até hoje conserva sua fachada colonial, que traduz a história e o clima bucólico da cidade de Caxambu, no sul de Minas. Com o passar dos mais de 130 anos de existência, no entanto, o proprietário Amaro Gadbem sentiu que era preciso inovar e, para isso, buscou auxílio do Sebrae Minas. “Precisava implantar uma identidade visual no hotel que traduzisse e transmitisse aos clientes o que é a nossa empresa e a nossa missão”, revela.

De acordo com a analista do Sebrae Minas na região, Ticiana Tranqueira Malta, as principais necessidades do proprietário eram a criação de uma logomarca, a melhoria da sinalização interna e a padronização da parte gráfica. “O Hotel Caxambu tem uma estrutura enorme e uma fachada histórica que valoriza muito a região. No entanto, os hóspedes se perdiam dentro do hotel e a marca não comunicava ao mercado a realidade do empreendimento”, conta.

Por meio do programa Sebraetec, diversas soluções tecnológicas foram oferecidas ao proprietário para melhorar os processos, o marketing e a comunicação com os clientes e os fornecedores. “Hoje temos uma nova logomarca e uma identidade visual unificada, que melhorou a comunicação e o deslocamento interno. O novo posicionamento retrata a beleza da estrutura antiga, com o toque do conforto moderno”, explica Amaro.

Outra solução do Sebraetec adotada pelo empresário foi o projeto Eficiência Energética, que visa incentivar o uso consciente dos recursos energéticos e reduzir custos. “Conseguimos uma redução de 16% no consumo de energia elétrica com a troca de geladeiras industriais por geladeiras domésticas, a substituição de lâmpadas eletrônicas por lâmpadas de LED, dentre outras medidas”, relata.

Para evitar o desperdício de alimentos, Amaro também participou das capacitações do Cinco Menos que São Mais, outra solução do Sebraetec que visa aumentar a competitividade das empresas a partir do consumo consciente de insumos. “Com a padronização de processos de produção, o hotel conseguiu uma redução de 30% no volume de frios servidos no café da manhã”, conta o empresário, que também ressalta como resultado a diminuição da água e de insumos utilizados no preparo dos alimentos.

De acordo com Amaro, os resultados de todas as ações foram percebidos pelos clientes imediatamente. “Tanto nos relatos pessoais quanto nas pesquisas de satisfação, que tiveram aumento de 20% do conceito ‘ótimo’ no item conforto interno, pudemos sentir o retorno positivo dos clientes. No booking.com da cidade de Caxambu, temos a melhor nota da região”, revela.

Projeto Águas da Mantiqueira de Minas

O hotel Caxambu faz parte do projeto Águas da Mantiqueira de Minas, que visa integrar e estimular o turismo de seis municípios da região: Baependi, Caxambu, São Lourenço, Carmo de Minas, Lambari e Cambuquira.

O projeto, que teve início em 2010, é composto por diversas ações como, fortalecimento da governança, capacitação para meios de hospedagem e elaboração de planos de negócios para atrativos turísticos. O objetivo é qualificar as empresas deste destino para atraírem o turista e fazer com que ele tenha uma experiência ainda mais agradável na região.

Programa Sebraetec

O programa Sebraetec é uma solução do Sebrae que visa aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas, estimulando práticas que gerem a inovação e a lucratividade. O programa atua em diversas áreas: design, sustentabilidade, qualidade, produtividade, inovação e tecnologia da informação e comunicação.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

(31)3379-9271/9139

Tags: Sebraetec

TOPO